Página:A Estrella do Sul.pdf/109

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

103


talvez o diamante se formasse nos Kopjes do mesmo modo que o enxofre solfataras. Ora sabe-se que o enxofre resulta de uma semi-oxydação de hydrogenio sulfurado ; uma parte d'elle transforma-se em acido sulfuroso, e em seguida o resto deposita-se em crystaes nas paredes da solfatara.

«Quem sabe, dizia Cypriano comsigo, se os jazigos de diamantes são verdadeiras carbonataras? Pois se a ellas chega necessariamente de envolta com as aguas e depositos de alluvião, uma mistura de hydrogenio e de carbonio sob a fórma de gaz dos pantanos, porque não será a oxydação do hydrogenio, junto á oxydação parcial do carbonio, a causa da oxydação do carbonio em excesso?

D'esta idéa á de tentar fazer experimentar por um corpo qualquer, n'uma reacção analoga mas artificial, a funcção theorica do oxygenio, não havia grande distancia para um chimico.

Tal foi o programma que Cypriano decidiu executar immediatamente.

Primeiro que tudo tratava-se de imaginar uma disposição experimental, que tanto quanto possivel se approximasse das suppostas condições da producção do diamante artificial. Era alem d'isso preciso que essa disposição fosse mui simples. Este é o caracter de tudo o que é grande na natureza ou na arte. Pois ha nada menos complicado do que as mais formosas descobertas conquistadas pela humanidade,—a gravitação, a bussola, a imprensa, a machina de vapor, a telegraphia electrica?

Cypriano foi em pessoa ás profundezas da mina fazer provisão de uma certa qualidade de terra que suppoz especialmente favoravel para a sua experiencia. Depois construiu com essa terra um espessa argamassa com que guarneceu cuidadosamente o interior de um tubo de aço do comprimento de meio metro, de cinco centimetros de espessura, e que tinha o calibre de oito centimetros.