Página:A Estrella do Sul.pdf/110

Wikisource, a biblioteca livre
104
VIAGENS MARAVILHOSAS

Esse tubo era nem mais nem menos do que um segmento de peça inutil para o serviço, que elle conseguira comprar em Kimberley a uma companhia de voluntarios, que tinha sido licenceada depois de uma campanha contra as tribus cafres dos arredores. A tal peça, devidamente serrada na officina de Jacobus Vandergaart, déra exactamente o objecto preciso, isto é, em recipente de resistencia sufficiente para supportar uma enorme pressão no interior.

Cypriano tapou uma das extremidades do tubo, deitou-lhe dentro fragmentos de cobre e cerca de dois litros de agua, encheu-o depois de gaz dos pantanos e por ultimo lutou-o com cuidado e fez-lhes cavilhar nas duas extremidades obturadores metallicos de solidez a toda a prova.

Estava o apparelho construido. Restava apenas submettel-o a um calor intenso.

Foi portante collocado n'um grande fornilho de reverbero, cujo fogo devia ser alimentado de dia e de noite de modo que se obtivesse um aquecimento até á côr branca, o qual devia durar duas semanas.

Alem d'isso o tubo e o fornilho estavam envolvidos em espessa camada de barro refractario, que tinha por fim conservar a maior quantidade de calor possivel e arrefecer mui lentamente quando chegasse a occasião propria.

O conjuncto parecia-se bastante com uma enorme colmeia ou com uma cabana de Esquimaus.

Matakit já estava em estado de poder fazer algum serviço ao amo. Tinha elle observado com grande attenção todos os preparativos da experiencia, e quando soube que se tratava de fabricar diamante, não foi o que se mostrou menos desejoso de concorrer para o bom exito da empreza. Depressa aprendeu a alimentar o fogo de modo que se lhe poude confiar o cuidado de o conservar devidamente.