Página:A Estrella do Sul.pdf/112

Wikisource, a biblioteca livre
106
VIAGENS MARAVILHOSAS

aliás tão pouco complicadas. Em París, em um grande laboratorio, a experiencia teria sido começada duas horas depois de imaginada, mas n'aquelle paiz meio selvagem Cypriano não gastou menos de tres semanas para poder realisar imperfeitamente a sua concepção. E note-se que foi muito feliz em algumas circumstancias, principalmente por achar tanto á mão não só a peça velha como o carvão de que precisava. Effectivamente este combustivel era tão raro em Kimberley, que para alcançar uma tonelada d'elle teve de se dirigir a tres negociantes ao mesmo tempo.

Finalmente removeram-se todas as difficuldades, e, depois de acceso o fogo a primeira vez, Matakit não tratou senão de nunca o deixar apagar.

O joven cafre, devemos dizel-o, estava todo orgulhoso com este cargo. E comtudo não devia ser-lhe elle inteiramente desconhecido, pois de certo na sua tribu teria já mais de uma vez tido occasião de ajudar a preparados culinarios mais ou menos infernaes.

Effectivamente Cypriano notára por diversas vezes, depois que tomára ao seu serviço o preto Matakit, que este gosava de verdadeira reputação de feiticeiro entre os outros cafres. É certo que toda a sua bagagem de magico consistia em alguns segredos de cirurgia elementar e duas ou tres peloticas de prestimano, que o pae lhe ensinára. Mas vinham consultal-o a respeito de doenças verdadeiras ou imaginarias, para explicar sonhos, para compor questões. Matakit nunca ficava calado ; sempre tinha alguma receita, ou presagio, ou sentença que desse. As receitas eram por vezes exquisitas e as sentenças estapafurdias, mas os seus compatriotas iam satisfeitos com ellas. Que mais era preciso?

Acrescentaremos que não pouco contribuiram para lhe augmentar o prestigio as retortas e frascos, de que estava agora