Página:A Estrella do Sul.pdf/116

Wikisource, a biblioteca livre
110
VIAGENS MARAVILHOSAS

grande desgosto se Alice parecesse dar alguma attenção a tal homem.

Alem d'isso o engenheiro entregára-se de novo com furia á obra que o absorvia noite e dia. Não era um só processo de fabricação de diamante, mas dez, vinte experiencias que elle tinha em preparação, propondo-se tental-as logo que terminasse o primeiro ensaio actual. Já se não contentava com os dados theoricos e formulas, com que durante horas enchia os cadernos dos apontamentos. A cada instante corria ao Kopje, trazia de lá novas amostras de rochas e terras, repetia analyses feitas cem vezes, mas com tanto rigor e exactidão que não deixassem escapar nenhum erro. Quanto mais imminente era o perigo de perder miss Watkins, tanto mais elle estava resolvido a não poupar cousa alguma para o conjurar.

E comtudo, no seu intimo, desconfiava tanto de si mesmo, que não quizera dizer cousa alguma á joven ácerca da experiencia em via de execução. Miss Watkins apenas sabia que elle seguira o seu conselho e se entregára novamente á chimica ; isto lhe dava satisfação.

CAPITULO IX
SURPREZA

Grande foi o dia em que a experiencia parecia dever ser definitivamente activada.

Tinham já passado duas semanas depois que o fogo deixára de ser alimentado, - tempo bastante para que o apparelho tivesse ido arrefecendo gradualmente. Cypriano entendeu que a