Página:A Estrella do Sul.pdf/117

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

111


crystallisação do carbonio já estaria feita, se é que ella se podia realisar em taes condições, e por isso resolveu levantar a camada de terra que envolvia o fornilho. l'oi preciso dar-lhe a valer com a picareta, porque o barro tinha endurecido como se tivesse estado n'um forno de fazer tijolos. Mas a final cedeu aos esforços de Matakit, e bem depressa deixou ver primeiro a parte superior do fornilho — que se chama o capitel, — e depois o proprio fornilho.

O coração do joven engenheiro batia cento e vinte pulsações por minuto no momento em que o moço cafre, auxiliado por Li e Bardik, levantava o capitel.

Elle, que pertencia ao numero dos que duvidam sempre de si mesmo, não acreditava que a experiencia tivesse dado bom resultado ! Mas, em summa, era possivel ! E que alegria se tal fosse ! N'aquelle grosso cylindro negro, que elle novamente via depois de tantas semanas de expectativa, achavam-se encerradas todas as suas esperanças de felicidade, de gloria e de fortuna!

Ó miseria !... A peça tinha rebentado !

Sim! A formidavel pressão do vapor de agua e do gaz dos pantanos, levados a uma temperatura das mais elevadas, nem o proprio aço tinha podido resistir. O tubo, apesar de ter cinco centimetros de espessura, rebentára como um simples provete. Apresentava n'um dos lados, quasi ao meio, uma rachadella aberta como uma grande bôca, torcida pelas chammas, e que parecia escarnecer com riso mau da cara do sabio confundido.

Já era ter azar ! Tantos trabalhos para chegar àquelle resultado negativo ! Na verdade Cypriano não sentiria tanta humilhação se, graças a precauções bem tomadas, o apparelho tivesse supportado a prova do fogo ! Que no cylindro não houvesse sombra de carbonio crystallisado, estava elle preparado