Página:A Estrella do Sul.pdf/125

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

119


— E o senhor encarrega-se de fazer outros diamantes como estes? insistiu ainda John Watkins.

— Se me encarrego, senhor Watkins? Com toda a certeza! Hei de fazer-lh'os aos centos, diamantes!... Faço-lh'os dez vezes, cem vezes, maiores que este, se o senhor quizer!... Faço-lhe tantos que possa calçar com elles o pateo ou macadamisar as estradas do Griqualand, se tiver desejos d'isso! Só o primeiro passo é que custa, e uma vez obtida a primeira pedra, o resto é uma minudencia, uma simples questão de determinar certas disposições technicas!

— Mas se assim é, redarguiu o fazendeiro, que empallidecêra, é a ruina dos proprietarios das minas, e a minha ruina e de todo o Griqualand!

— Pois está claro! exclamou Cypriano. Que interesse quer o senhor que haja em cavar a terra para procurar pequenos diamantes quasi sem valor desde o momento em que seja tão facil fabrical-os industrialmente de todos os tamanhos como fazer pães de quatro libras!

— isso é monstruoso!... replicou John Watkins. É uma infamia!... Uma abominação!... Se o que o senhor diz é verdade, se realmente o senhor possue um tal segredo...

Parou suffocado.

— Bem vê, disse friamente Cypriano, que não fallo no ar, pois que lhe trouxe o meu primeiro producto!... E parece-me que de tamanho bastante grande para o convencer!

— Pois olhe, respondeu finalmente Watkins, que conseguira poder respirar, se isso é verdade, senhor Méré, deviam-n'o fusilar immediatamente na rua grande do acampamento!... É a minha opinião!

— E a minha tambem! entendeu dever acrescentar Annibal Pantalacci com um gesto de ameaça.