Página:A Estrella do Sul.pdf/129

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

123


segredo da sua descoberta, deixal-o ignorar do mundo e abusar d'isso para se enriquecer, ou então, como John Watkins dizia com rasão, envilecer a um tempo os diamantes naturaes e artificiaes, e por conseguinte renunciar á fortuna para conseguir o quê?... arruinar todos os mineiros do Griqualand, do Brazil e da India!

Collocado n'esta alternativa, Cypriano hesitou talvez, mas foi apenas um instante. E comtudo bem comprehendia elle que escolher o partido da sinceridade, da honra, de fidelidade á sciencia, era renunciar irremediavelmente á propria esperança que fora o movel da sua descoberta!

Esta dor era para elle tão amarga, tão pungente quanto era inesperada. Despertára de repente de um sonho tão agradavel!

— Senhor Watkins, disse elle gravemente, se eu guardasse commigo o segredo da minha descoberta, não seria mais que um falsario! Ia vender com peso falso; ía enganar o publico na qualidade da mercadoria! Os resultados obtidos por um sabio não lhe pertencem a elle, constituem parte do patrimonio de todos! Reservar para si, por um interesse egoista e pessoal, a menor parcella d'elles é tornar-se um homem culpado do acto mais vil que póde commetter! Não o farei eu!... Não!... Não esperarei uma semana, um dia sequer, para entregar ao dominio do publico a formula que o acaso, auxiliado por alguma reflexão, me fez cair nas mãos! A minha restricção unica será que, como é justo e digno, offerecerei essa formula primeiro á minha patria, á França que me poz em estado de a servir!... Amanhã vou dirigir á Academia das Sciencias o segredo do meu processo! Adeus, senhor Watkins, devo-lhe o ter descoberto claramente um dever em que não pensava. Miss Watkins, tive um sonho encantador, mas, ai de mim! é preciso renunciar a elle.