Página:A Estrella do Sul.pdf/130

Wikisource, a biblioteca livre
124
VIAGENS MARAVILHOSAS

E antes que a joven podesse dirigir-se para elle, Cypriano pegou no diamante, e depois, comprimentando miss Watkins e o pae d'ella, saiu.


CAPITULO X
EM QUE JOHN WATKINS SE PÕE A PENSAR

Cypriano saiu da granja com o coração dilacerado, mas com a firme resolução de fazer o que julgava ser um dever de profissão, e foi procurar de novo Jacobus Vandergaart. Encontrou-o só. O corretor Nathan apressára-se em o deixar para ir espalhar pelo acampamento uma noticia que tão directamente interessava os mineiros.

Não era pequeno o borborinho causado por essa noticia, apesar de não se saber ainda que o enorme diamante do monsiú, como chamavam a Cypriano, era um diamante artificial. Mas bem se importava o monsiú com os fallatorios do Kopje! O que elle tinha era pressa de verificar com o velho Vandergaart a qualidade e a côr da pedra antes de escrever o relatorio a este respeito, e por isso é que elle voltava a casa do lapidario.

— Meu caro Jacobus, disse elle sentando se-lhe ao pé, faça-me o favor de cortar uma faceta n'esta saliencia para vermos alguma cousa do que está escondido com a ganga.

— Nada mais facil, respondeu o velho lapidario pegando no seixo que lhe apresentava o seu joven amigo. Palavra que escolheu perfeitamente o sitio! acrescentou ao verificar que havia uma pequenina saliencia n'um lado da gemma, a qual, afóra