Página:A Estrella do Sul.pdf/137

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

131


mina. A sua passagem era recebida com certos olhares que manifestamente não eram de sympathia. Elle não dava por isso, porque tinha esquecido já todas as consequencias da sua grande descoberta, apresentados na vespera com tanta dureza por John Watkins, — isto é, a ruina mais cedo ou mais tarde dos concessionarios e das concessões do Griqualand.

E comtudo isto devia inquietar n'um paiz meio selvagem, onde não se hesita em fazer justiça pelas proprias mãos, onde a garantia do trabalho, e por conseguinte do commercio que d'elle deriva, é a lei suprema. Se a fabricação do diamante artificial se tornasse uma industria pratica lá ficavam irremediavelmente perdidos todos os milhões enterrados tanto nas minas do Brazil como nas da Africa austral, não fallando nos milhares de existencias já sacrificadas. É certo que o joven engenheiro podia guardar o segredo da sua experiencia ; mas a este respeito tinha elle feito uma declaração categorica ; estava resolvido a não guardar tal segredo.

Por outro lado durante a noite — noite de torpor em que John Watkins sonhou sempre com diamantes espantosos do valor de milhões de milhões — o pae de Alice tinha meditado no seguinte. Que Annibal Pantalacci e outros mineiros vissem com inquietação e colera a revolução que a descoberta de Cypriano vinha fazer na exploração dos terrenos diamantiferos, nada mais natural visto que os exploravam por sua propria conta.

Mas para elle, simples proprietario da fazenda Watkins, já a situação não era a mesma. De certo que, se os claims fossem abandonados em virtude da baixa no valor das gemmas, se toda aquelle população de mineiros viesse a abandonar os campos do Griqualand, então diminuiria immenso o valor da sua granja, já não poderia vender tão facilmente os productos d'ella, não haveria inquilinos a quem alugasse as suas casas