Página:A Estrella do Sul.pdf/138

Wikisource, a biblioteca livre
132
VIAGENS MARAVILHOSAS

ou cabanas, e talvez um dia se visse obrigado a abandonar uma terra que se tornára improductiva!

«Ora adeus! dizia comsigo John Watkins, mas antes de chegarmos a esse ponto ainda hão de passar muitos annos! A fabricação dos diamantes artificiaes ainda não chegou ao estado pratico mesmo com os processos do senhor Méré! Talvez no negocio d'elle entrasse muito o acaso! Mas entretanto, por acaso ou não, o certo é que elle fez uma pedra de enorme valor, a qual, se nas condições de diamante natural vale cincoenta milhões, ainda valerá uns poucos apesar de ter sido produzida artificialmente! Sim! É preciso demorar aqui este rapaz, custe o que custar! É preciso, ao menos durante algum tempo, evitar que elle vá por esse mundo espalhar a sua immensa descoberta! É preciso que aquella pedra entre definitivamente na familia Watkins e só sáia de cá trocada por um numero respeitavel de milhões! Ora prender aqui quem a fabricou é a cousa mais facil, — mesmo sem a gente se comprometter definitivamente! Alice está aqui, e, dispondo eu de Alice, bem posso demorar a partida d'elle para a Europa ! Sim! ainda que tivesse de lh'a prometter em casamento!... ainda que tivesse mesmo de lh'a dar! »

Era evidente que John Watkins, agrilhoado pela cobiça devoradora, chegaria até este ponto!! Em todo aquelle negocio só via a sua pessoa, só pensava em si!

E logo depois, se o velho egoista pensou na filha, foi para dizer comsigo mesmo:

«E no fim de contas Alice não terá de que se queixar! Aquelle pateta sabio apresenta-se muito bem! Ama-a e parece-me que ella não é insensivel ao seu amor. Ora ha nada melhor do que unir dois corações creados um para o outro, ou pelo menos fazer-lhes esperar essa união até ver em que pára toda esta historia?!... Ah! por Saint John, meu advogado,