Página:A Estrella do Sul.pdf/14

Wikisource, a biblioteca livre
8
VIAGENS MARAVILHOSAS

do Calahari, e que nas cartas antigas vem designado com o nome de paiz dos Griquas, é chamado com mais rasão, ha uma duzia de annos, o Diamonds-Field, o «Campo dos Diamantes».

A sala, em que se realisava esta entrevista diplomatica, tornava-se tão notavel pelo luxo despropositado de certas peças da mobilia como pela pobreza de algumas outras pequenas cousas. O chão, por exemplo, era apenas a propria terra batida, mas cobriam-n'o em alguns sitios excellentes tapetes e pelles preciosas. Nas paredes, que nunca tinham tido papel de qualidade alguma, via-se um excellente relogio de cobre cinzelado, ricas armas de diversos modelos, estampas inglezas com esplendidos caixilhos. Um sophá de veludo ostentava-se junto a uma mesa de madeira branca, que quando muito seria boa para o serviço da cozinha. Em vão algumas poltronas, vindas em direitura da Europa, estendiam os braços a mister Watkins ; este preferia-lhes uma cadeira velha, outr'ora apparelhada por suas mãos. Mas em summa a accumulação dos objectos de valor e mais que tudo a misturada de pelles de pantheras, de leopardos, de girafas e de gatos-tigres, atirados por cima de todos os moveis, davam á sala um ar de opulencia barbara.

Pela conformação do tecto era evidente que a casa não tinha andares e apenas constava do rez-do-chão. Era ella, como todas as do paiz, construida em parte de tabuado e em parte de argilla e coberta com chapas de zinco ondulado collocadas sobre a leve armação.

Via-se tambem que essa casa tinha sido acabada havia pouco tempo. Com effeito, bastava olhar por uma das janellas para poder observar, á direita e á esquerda, cinco ou seis construcções abandonadas, todas do mesmo genero, mas de differentes idades, e em um estado de decrepidez successivamente adiantada. Eram outras tantas casas que mister Watkins tinha edificado, habitado e abandonado uma apoz outra, conforme as