Página:A Estrella do Sul.pdf/153

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

147


torius, Nathan, James Hilton, Annibal Pantalacci, Friedel, Thomaz Steel e uns cincoenta mais.

Até os animaes da granja, os bois, os cães, e principalmente os abestruzes de miss Watkins, tomavam parte na festa, indo mendigar alguns restos do banquete.

Alice, collocada defronte do pae, na extremidade inferior da mesa, fazia as honras da casa com a sua gentileza costumada, mas não sem uma secreta magua, apesar de saber os fundamentos da causa d'ella: nem Cypriano Méré nem Jacobus Vandergaart assistiam ao jantar.

O joven engenheiro tinha sempre fugido quanto possivel da sociedade de Friedel, de Pantalacci e quejandos. Alem d'isso, depois da sua descoberta, conhecia as intenções pouco benevolas d'elles a seu respeito, e até as ameaças que tinham feito contra o descobridor d'aquella fabricação artificial que podia arruinal-os completamente. Tinha-se portanto abstido de ir ao jantar. Emquanto a Jacobus Vandergaart, debalde o fazendeiro fez as maiores diligencias para tentar uma reconciliação com elle; o lapidario repelliu todas as tentativas.

Ia no fim o banquete. O ter durante elle reinado a maior ordem devia-se á presença de miss Watkins; o respeito devido a ella obrigou os mais rudes convivas a uma delicadeza sufficiente, não obstante Mathys Pretorius ter servido, como sempre, de alvo das brincadeiras estupidas de Annibal Pantalacci, que fazia chegar até ao desgraçado boer as noticias mais estapafurdias que se podem imaginar! Ia haver fogo de artificio debaixo da mesa! Esperavam que miss Watkins se retirasse para condemnar o homem mais gordo da reunião a beber doze garrafas de gin umas atraz das outras!... Tratava-se de coroar a festa com um grande pugilato e um combate geral a tiros de revolwer!...

Mas foi interrompido por John Watkins, que, na qualidade