Página:A Estrella do Sul.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
10
VIAGENS MARAVILHOSAS

A mais afastada era feita simplesmente de torrões de leiva e apenas merecia o nome de cabana. A seguinte era formada com argilla, a terceira de barro e tábuas, a quarta de argilla e zinco. Vê-se qual fora a escala ascendente que os progressos da industria do senhor Watkins lhe tinham permittido subir.

Todas estas edificações, mais ou menos arruinadas, elevavam-se n'um monticulo perto da confluencia do Vaal e do Modder, os dois principaes tributarios do rio Orange n'esta região de Africa austral. Nos arredores, até onde a vista podia alcançar para o sudoeste e para o norte, apenas se via a planicie triste e nua. O Veld, — como se diz no paiz — é constituido por um solo avermelhado, secco, arido, poeirento, onde mal apparecem aqui e alem algumas raras hervas e algumas moitas de espinhos. A ausencia total de arvores é a feição caracteristica d'este triste cantão. Por isso, e sabendo-se que tambem não ha carvão mineral, como as communicações com o mar são demoradas e difficultosas, não deve causar admiração que haja falta de combustivel, sendo-se obrigado para os usos domesticos a queimar o excremento do gado.

Sobre este fundo monotono, de um aspecto quasi lamentoso, estende-se o leito dos dois rios, tão baixos, com margens tão pouco pronunciadas, que mal se comprehende como não alagam toda a planicie.

Só do lado do oriente é que o horizonte é delimitado pelos longinquos recortes das duas montanhas, o Platberg e o Paardeberg, junto ás quaes quem tiver boa vista poderá distinguir fumo, redemoinhos de pó, pequenos pontos brancos, que são cabanas ou barracas, e em redor d'ellas um formigar de seres animados.

É ahi, n'esse Veld, que se encontram os jazigos de diamantes em exploração, o Du Toit's Pan, o New-Rush, e o mais rico de todos talvez, o Vandergaart-Kopje. Estas diversas mi-