Página:A Estrella do Sul.pdf/160

Wikisource, a biblioteca livre
154
VIAGENS MARAVILHOSAS

que os processos da justiça do Griqualand eram summarios, e que por isso era um homem preso sem grandes delongas, e sem ter tempo de se defender ainda mais depressa enforcado.

Os convivas, que tinham observado com interesse as peripecias d'aquelle preparativo da scena, começaram naturalmente a commental-os cada um a seu modo.

— Ora! objectava um, se um d'esses homens for o ladrão, não será tão tolo que volte ca.

— Pois então por isso mesmo se descobre! respondeu outro.

— Pois sim! Ha de ser mais esperto do que o Matakit e contenta-se com cortar tres dedos da sua varinha para conjurar o argumento que receia!

— Provavelmente é isso mesmo que o adivinho espera, de modo que essa desastrada diminuição da vara é que ha de revelar o culpado!

N'este meio tempo decorreram os quinze minutos. Matakit bateu de repente no tam-tam, chamando assim aquelles que sujeitára á sua jurisdicção.

Voltaram sem faltar um só, enfileiraram-se diante d'elle e entregaram as varinhas.

Matakit pegou n'ellas, formou um feix e achou-as todas perfeitamente iguaes. Ia já a pôl-as de parte e a declarar que a prova tinha manifestado claramente a probidade dos seus compatriotas, quando, mudando de idéa, foi comparar as varinhas, que lhe tinham sido entregues, com a que elle tinha guardado.

Todas eram mais curtas tres dedos!

Os pobres diabos tinham julgado prudente tomar aquella precaução contra um augmento que, segundo as suas idéas supersticiosas, podia muito bem dar-se. Ora isto não indicava exactamente que elles tivessem a consciencia perfeitamente