Página:A Estrella do Sul.pdf/17

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

11


nas a céu aberto e quasi á flor da terra, que tèem a denominação geral de dry diggings ou «minas seccas», produziram desde 1870 o valor de cerca de quatrocentos milhões de francos em diamantes e pedras finas. Acham-se reunidas em uma circumferencia cujo raio terá quando muito dois ou tres kilometros, e podiam distinguir-se perfeitamente com o oculo das janellas da granja Waikins, que apenas distava d'ellas umas quatro milhas inglezas[1].

É preciso notar-se que a palavra granja, applicada a este estabelecimento, é bastante impropria, porque não se via junto a ella cultura agricola de qualidade alguma. Mister Watkins, como todos os chamados fazendeiros d'esta região da Africa austral, era mais um creador de gado, um proprietario de manadas de bois e rebanhos de cabras e carneiros, do que o verdadeiro gerente de uma exploração agricola.

Mas n'este meio tempo o senhor Watkins não dera resposta ao pedido feito por Cypriano Méré com tanta polidez como clareza. Levou pelo menos tres minutos a pensar, e por fim resolveu-se a tirar o cachimbo do canto da bôca, e emittır a seguinte opinião, que de certo pouco vinha ao caso:

– Parece-me que vamos ter mudança de tempo, meu caro senhor. Nunca senti um ataque tão grande de gotta como esta manhã !

O joven engenheiro franziu as sobrancelhas, voltou por um instante a cabeça, e teve de fazer um grande esforço para não mostrar que ficára descontente.

— Talvez lhe fizesse bem deixar se de tomar gin, senhor Watkins ! respondeu elle um tanto seccamente apontando para a bilha de pó de pedra que se ia esvasiando rapidamente á mercê dos ataques reiterados do bebedor.

  1. A milha ingleza vale 1:609 metros.

    (Nota do auctor.)