Página:A Estrella do Sul.pdf/170

Wikisource, a biblioteca livre
164
VIAGENS MARAVILHOSAS

combinação via quadruplicadas as probabilidades de poder tornar a alcançar o seu diamante.

— Amanhã, na diligencia de Potchefstrom, respondeu Friedel. Nem sequer se deve pensar em chegar antes d'ella.

— Está combinado !

Entretanto Alice tinha chamado Cypriano de parte, e perguntava-lhe se elle estava realmente convencido que fosse Matakit o auctor do roubo.

Miss Watkins, respondeu-lhe o joven engenheiro, vejo-me obrigado a confessar que todas as presumpções são contra elle, visto que fugiu! Mas o que me parece certo é que este Annibal Pantalacci anda com uns modos de quem talvez sabe muito a respeito do desapparecimento do diamante ! Que cara digna da forca!... E que rico socio que eu vou ter ! Ora ! Quem vae à guerra, dá e leva! No fim de contas vale mais tel-o debaixo de mão e poder vigiar-lhe os movimentos, do que deixal-o á solta e longe de vista a fazer o que lhe viesse á cabeça!

Pouco depois os quatro pretendentes despediram-se de John Watkins e da filha, como era natural nas circumstancias em que elles se achavam; as despedidas foram breves e reduziram-se a uma troca de apertos de mão. O que podiam dizer uns aos outros aquelles rivaes, que iam partir juntos quando desejariam antes mandar-se mutuamente de presente ao diabo?!...

Cypriano, ao voltar para casa, encontrou Li e Bardik. Este joven cafre tinha-se sempre mostrado muito applicado ao trabalho, desde que servia o engenheiro. O china e elle estavam dando à lingua á entrada da porta. Cypriano preveniu-os de que ia partir juntamente com Friedel, James Hilton e Annibal Pantalacci para perseguirem o Matakit.

Os dois trocaram entre si um olhar, — um só,— e depois,