Página:A Estrella do Sul.pdf/180

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
174
VIAGENS MARAVILHOSAS

Depois de inteiramente colonisado pelos boers, antigos cidadãos hollandezes do Cabo, que em quinze ou vinte annos espalharam por elle uma população agricola de mais de cem mil brancos, o Transvaal excitou, como era natural, a cobiça da Gran-Bretanha. Foi por isso que ella o annexou em 1877 ás suas possessões do Cabo. Mas as frequentes revoltas dos boers, que se obstinam em querer ser independentes, tornam ainda muito duvidosa a sorte d'aquelle bello paiz.

Porque effectivamente o Transvaal é um dos paizes mais pittorescos e ferteis da Africa, e tambem um dos mais salubres, — e assim se explica, posto que se não justifiquem, a attracção que elle exerce sobre os seus temiveis vizinhos.

E n'essa acção politica de Inglaterra sobre o Transvaal tambem não deixou de influir a recente descoberta de minas de ouro n'aquelles territorios.

Debaixo do ponto de vista geographico costuma-se em geral (a exemplo do que fazem os proprios boers), dividir o Transvaal em tres regiões : as terras altas ou Hooge-Veld, a região das collinas ou Banken-Veld, e a região dos matagaes ou Bush-Veld.

A região das terras altas, a mais meridional, é formada pelas serranias, que se afastam do Darkenberg para oeste e para o sul. É o districto mineiro do Transvaal, e o seu clima é frio e secco como o Oberland bernez.

O Banken-Veld é mais especialmente o districto agricola. Estende-se ao norte do primeiro, e nos seus profundos valles, regados por muitas ribeiras e ensombrados por arvores sempre verdes, abriga a maior parte da população hollandeza.

Finalmente o Bush-Veld, ou paiz dos matagaes, é por excellencia a região da caça, e desenvolve-se em vastas planicies para o norte até ás margens do Limpopo, prolongando-se para oeste até ao paiz dos cafres Bejuanas.