Página:A Estrella do Sul.pdf/181

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

179


Partindo de Potchfstrom, que está situado no Banken-Veld, os nossos viajantes tinham, pois, de percorrer em diagonal a maior parte d'esta região para chegarem ao Bush-Veld, e d'ali, seguindo para o norte, ás margens do Limpopo.

Esta primeira parte do Transvaal foi, como é de prever, a que menos custou a atravessar. Estava-se ainda n'um paiz meio civilisado. Os accidentes de maior vulto cifravam-se n'uma roda entalada em algum atoleiro ou em algum boi doente. Abundavam pelo caminho patos bravos, perdizes e cabritos montezes, que todos os dias forneciam elementos para o almoço ou jantar. Ordinariamente passava-se a noite em alguma granja, cujos habitantes, isolados do resto do mundo durante tres quartas partes do anno, recebiam com sincera alegria os hospedes que lhe chegavam.

Em toda a parte os boers eram os mesmos, hospitaleiros, attenciosos, desinteressados. É verdade que a etiqueta do paiz exige que se lhes offereça uma remuneração pelo abrigo que elles dão aos homens e animaes que viajam. Mas quasi sempre elles recusam acceitar tal remuneração, e até insistem no momento da partida para que se acceite farinha, laranjas, ou pecegos espalmados. E deixando-se-lhes em troca uma bagatella, um objecto qualquer de equipamento ou de caça, um chicote, uma barbella, um polvorinho, já elles ficam satisfeitissimos, por pequeno que seja o valor d'essas cousas.

Aquella boa gente tem uma existencia bastante trabalhosa, nas vastas solidões ; elles e as familias vivem sem esforço do rendimento dos rebanhos, e cultivam com os seus auxiliares hottentotes ou cafres apenas a terra sufficiente para obter uma provisão de grãos e legumes.

As casas são simplesmente feitas de barro e cobertas com espesso colmo. Quando a chuva abre brecha nas paredes, — o que acontece bastantes vezes, — o remedio está á mão. Põe-se