Página:A Estrella do Sul.pdf/189

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

183


familia, longe dos que lhe são caros, o seu pensamento voa para elles com melancolia. Diz comsigo mesmo que talvez tambem elle cáia no dia seguinte na immensa planicie para não mais se levantar, e que então tambem elle será sepultado debaixo de um palmo de areia, tendo por cima uma pedra nua, e que não terá para o acompanharem na hora extrema nem as lagrimas de uma irmã ou de uma mãe, nem as saudades de um amigo. E então, referindo á sua propria situação uma parte da compaixão que lhe inspira a sorte do seu camarada, parece-lhe que é um pouco do seu proprio ser que elle vae encerrar n'aquella sepultura!

No dia seguinte ao da lugubre ceremonia o cavallo de Friedel que ia preso pelo bridão á trazeira do carrão, foi atacado pela doença do Veld. Tornou-se preciso abandonal-o.

O pobre animal apenas sobrevivêra algumas horas ao seu dono!


CAPITULO XIV
AO NORTE DO LIMPOPO

Foi necessario fazer explorações e sondagens durante tres dias para achar vau no leito do Limpopo. E assim mesmo talvez elle se não achasse, se não viessem offerecer-se para guiar a expedição alguns cafres macalaccas, que vagueavam na margem do rio.

Estes cafres são uns pobres diabos, uma especie de ilotas, que a raça superior dos bejuanas conserva em servidão, obrigando-os ao trabalho sem remuneração alguma, tratando-os