Página:A Estrella do Sul.pdf/201

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

195


De certo, porque sabia, como todos os outros chefes do paiz, que os brancos nunca deixam de vingar a injuria feita a um d'elles.

Para que serve querer luctar com os brancos? Pois não são elles sempre os mais fortes, graças ás suas espingardas, que se carregam por si? Portanto o melhor é viver em paz com elles, recebel-os bem, e traficar lealmente com os seus negociantes.

Taes foram em resumo as informações dadas por Lopépe. Uma só tinha verdadeira importancia: era que Matakit perdêra alguns dias de marcha antes de conseguir atravessar o rio, e que continuavam a seguir o caminho que elle tomára.

Ao voltarem ao acampamento, Cypriano, Annibal Pantalacci e James Hilton acharam Bardik e Li muito assustados.

Contaram que os viera visitar um troço de guerreiros cafres, de uma tribu diversa da de Lopépe, os quaes começaram por cercal-os e depois lhes fizeram um verdadeiro interrogatorio. Que vinham elles fazer ali? Era para espionar os bejuanas, colher informações a respeito d'elles, reconhecer qual era o seu numero, força e armamento? Faziam mal os estrangeiros em se metterem em similhante empreza! Bem entendido, o grande rei Tonaia não tinha nada que dizer emquanto elles não penetrassem no seu territorio; mas talvez não visse a cousa com os mesmos olhos, se elles se lembrassem de penetrar nas suas terras.

Tal fora a idéa geral do que tinham dito aquelles cafres. O china parecia não se ter impressionado com isso mais que o rasoavel. Mas Bardik, ordinariamente tão socegado e tão cheio de sangue frio, parecia tomado de um verdadeiro terror, que Cypriano não podia comprehender.

Guerreiros muito maus, disse elle esbogalhando os olhos, guerreiros que detestam os brancos e lhes fazem cunc !...