Página:A Estrella do Sul.pdf/210

Wikisource, a biblioteca livre
204
VIAGENS MARAVILHOSAS

com capas de couro, que elles moviam como se fossem pankás indianos.

N'aquelle socego da felicidade domestica havia, por assim dizer, alguma cousa de tão sagrado, que Cypriano commoveu-se profundamente e pediu aos companheiros que desistissem da projectada matança.

— Para que serve matar essas creaturas inoffensivas? disse elle. Não era melhor deixal-as em paz na sua solidão?

Mas Annibal Pantalacci por mais de um motivo não podia gostar de similhante proposta.

— Para que serve? respondeu elle dando uma casquinada de riso. Serve para nos fornecer as algibeiras, dando-nos alguns quintaes de marfim. Terá o senhor Méré medo d'esses bichos tão grandes?

Cypriano encolheu os hombros sem fazer caso do atrevimento. Comtudo, quando viu o napolitano e o seu camarada continuarem a avançar para a clareira, fez como elles.

Todos tres estavam agora apenas á distancia de duzentos metros dos elephantes. Se aquelles intelligentes animaes, cujo faro é tão vivo, não tinham ainda dado pela approximação dos caçadores, era porque estes estavam a sotavento, e alem d'isso protegidos por um grande macisso de baobabs.

Entretanto um dos elephantes começava a dar signaes de inquietação e erguia a tromba como um ponto de interrogação.

— Está chegado o momento, disse Annibal Pantalacci a meia voz. Para obtermos um resultado serio é necessario separar-mo-nos e escolher cada um a sua peça, depois, a um signal dado, atirarmos todos ao mesmo tempo, porque ao primeiro tiro todo o rebanho vae pôr-se em fuga.

Adoptou-se o conselho. James Hilton foi para a esquerda. Annibal Pantalacci para a direita, e Cypriano continuou no cen-