Página:A Estrella do Sul.pdf/211

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

203


tro. Em seguida continuaram todos a marchar silenciosamente para a clareira.

N'aquelle momento Cypriano foi muito surprehendido por sentir dois braços que o envolviam vigorosamente, ao mesmo tempo que a voz de Li lhe murmurava ao ouvido:

— Sou eu!... Saltei para a garupa do cavallo!... Não diga nada!... Logo verá porque!...

Cypriano chegava n'aquella occasião á orla do macisso, e estava apenas a uns trinta metros dos elephantes. Ia já a engatilhar a espingarda para estar prompto para tudo, quando o china lhe disse:

— A sua espingarda está descarregada!... Mas não se assuste... Tudo vae bem!... tudo vae bem!

No mesmo instante ouviu-se um toque de apito, que era o signal convencionado para o ataque geral, e quasi logo em seguida foi disparado um tiro — um só — por detraz de Cypriano.

Este voltou-se muito depressa, e viu Annibal Pantalacci que procurava esconder-se atraz de uma arvore. Mas quasi immediatamente um facto mais grave lhe chamou a attenção.

Um dos elephantes, ferido sem duvida e enfurecido com o ferimento, vinha-se precipitando para elle. Os outros, como o napolitano prevíra, apressavam-se a fugir com um patear terrivel, que abalava a terra até duas milhas em redor.

— É chegado o momento! gritou Li, sempre agarrado a Cypriano. Quando o animal estiver quasi a alcançal-o, obrigue o Templar a dar um salto para o lado!... Depois ande em roda d'essa mouta e deixe-se perseguir pelo elephante!... O resto fica por minha conta!

Cypriano apenas teve tempo para executar quasi machinalmente aquellas instrucções. O enorme pachyderme com a tromba erguida, os olhos injectados de sangue, a boca aberta e