Página:A Estrella do Sul.pdf/212

Wikisource, a biblioteca livre
206
VIAGENS MARAVILHOSAS

com os dentes estendidos para a frente, vinha-lhe para cima com incrivel rapidez.

Templar portou-se como quem estava acostumado aquellas festas.

Obedecendo com admiravel precisão á pressão dos joelhos do cavalleiro, deu justamente na melhor occasião um violento salto para a direita, de modo que o elephante, que vinha a galope, passou sem o apanhar, exactamente pelo sitio d'onde cavallo e cavalleiro mal acabavam de sair.

Entretanto o china tinha desembainhado a faca, e sem dizer palavra, deixou-se escorregar até ao chão, e com um movimento rapido atirou-se para traz da mouta que tinha mostrado ao amo.

— Aqui!... aqui!... Ande em roda d'esta mouta! Deixe-se perseguir!... gritou elle de novo.

O elephante voltava sobre elles, mais enfurecido ainda por lhe ter falhado o primeiro ataque. Cypriano executou pontualmente a manobra de Li, apesar de lhe não comprehender bem o alcance. Girou em redor da mouta, seguido pelo animal offegante, e por duas vezes mais lhe frustrou o ataque fazendo dar ao cavallo um salto repentino. Mas podia essa tactica dar bom resultado por muito tempo? Então Li tinha esperança de fazer cansar o bicho?

Era isto o que Cypriano perguntava a si mesmo, sem poder achar resposta satisfactoria, quando de repente, com grande surpreza sua, o animal caiu sobre os joelhos.

Li, aproveitando com incomparavel pericia o momento favoravel, tinha-se arrastado pelas hervas até aos pés do animal, e com um unico golpe da faca de mato cortára-lhe aquelle tendão do talão, que no homem se chama tendão de Achilles

Assim costumam fazer os Indús nas caçadas dos elephantes, e o china de certo tinha feito muitas vezes aquella opera-