Página:A Estrella do Sul.pdf/213

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

207


ção em Ceylão, porque acabava de a executar com maravilhosa precisão e sangue frio.

O elephante jazia por terra, immovel e impotente com a cabeça mettida entre as espessas hervas. Corria-lhe do ferimento um regato de sangue, que o ía enfraquecendo a olhos vistos.

— Viva!... Bravo!... gritaram immediatamente Annibal Pantalacci e James Hilton comparecendo no theatro da lucta.

— É preciso dar cabo d'elle com uma bala n'um olho! acrescentou James Hilton, que parecia sentir irresistivel necessidade de se agitar e representar um papel activo no drama.

E dizendo isto metteu a espingarda á cara e disparou.

Ouviu-se logo no corpo do gigantesco quadrupede a explosão da bala. Teve uma derradeira convulsão, e depois ficou immovel, parecendo um rochedo escuro estendido no chão.

— Está prompto! exclamou James Hilton, chegando o cavallo proximo do animal para o ver melhor.

— Espere!... Espere!... parecia dizer o olhar esperto do china dirigindo-se a seu amo.

Não esperou muito para ver o epilogo horrivel mas inevitavel d'aquella scena.

Effectivamente James Hilton, depois de chegar junto do elephante, inclinou-se nos estribos, e por escarneo tentou levantar-lhe uma das enormes orelhas. Mas o animal, com um movimento subito, ergueu a tromba, deixou-a cair em cima do imprudente caçador, quebrou-lhe a columna vertebral e esmigalhou-lhe o craneo, antes que as testemunhas estupefactas d'aquelle terrivel desfecho tivessem tido tempo de o prevenir.

James Hilton apenas pôde dar um derradeiro grito. Tres segundos depois não era mais que um monte de carnes sangrentas, em cima do qual o elephante caiu para não mais se erguer.

— Bem me parecia a mim que elle estava a fingir-se morto !