Página:A Estrella do Sul.pdf/219

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

213


negociasse a compra de outras juntas de bois a troco de uma espingarda ou de cartuchos. Emquanto a Li iria montado no cavallo de James Hilton, o qual, como se sabe, já não tinha dono.

Trataram, pois, de cortar ramos espinhosos que servissem para cobrir o carrão, de modo que elle ficasse escondido debaixo de uma especie de moita artificial. Depois cada um carregou-se com tudo quanto pôde metter nas algibeiras e no sacco, em artigos de roupa branca, latas de conservas e munições. Com grande pena teve o china de abandonar a sua famosa caixa encarnada, que pesava muito, mas não foi possivel convencel-o a que deixasse ficar a corda; enrolou-a á cintura por baixo da blusa.

Terminados estes preparativos, e tendo lançado um derradeiro olhar aquelle valle onde tinham succedido acontecimentos tão tragicos, os tres cavalleiros tomaram novamente o caminho das alturas.

Esse caminho, como todos os d'aquella região, era simplesmente uma vereda aberta pelos animaes ferozes, os quaes quasi sempre seguem a direcção mais curta para se dirigirem aos logares onde bebem.

Já passava do meio dia, e Cypriano, Annibal Pantalacci e Li marcharam com bom andamento, por baixo de um sol ardente, até á noite; depois, quando acamparam em uma portella profunda, ao abrigo de um grande penedo e junto de uma boa fogueira de lenha secca, concordaram que a final de contas a perda do carrão não era irreparavel.

Continuaram mais dois dias a avançar por esta forma, sem imaginarem quanto estavam proximos de quem procuravam. Effectivamente na tarde do segundo dia, um pouco antes do pôr do sol, quando caminhavam passo para um macisso de arvoredo, a cujo abrigo tencionavam passar a noite, Li exclamou de repente com voz guttural: