Página:A Estrella do Sul.pdf/227

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

221


uma felicidade, porque ellas têem o faro finissimo, e, se não fosse isso, já nos teriam sentido! Portanto, se o senhor quer fazer o favor de as rodear pela direita e depois espantal-as com um tiro de espingarda de modo que ellas fujam para meu lado, não é preciso mais nada e eu afianço-lhe que me encarrego do resto.

Cypriano poz immediatamente no chão tudo quanto lhe podia embaraçar os movimentos, e levado só a espingarda tratou de executar a manobra indicada pelo creado.

Este não perdeu tempo. Desceu a correr a alcantilada encosta do valle até chegar junto de um carreiro que havia em baixo. Era evidentemente o caminho das girafas, e julgar pelas muitas pegadas que ellas ali tinham deixado. N'esse local o china collocou-se atraz de uma arvore grossa, desenrolou a comprida corda que nunca o largava e cortou-a em dois pedaços, que teriam cada um trinta metros. Depois atou um seixo em uma das pontas de cada uma das cordas, — fazendo assim um excellente lasso, — e deu volta a outra ponta nos ramos inferiores da arvore. Finalmente enrolou no braço esquerdo a extremidade livre dos dois apparelhos, e em seguida, escondeu-se por detraz do troco e ficou esperando.

Não tinha passado bem cinco minutos quando resoou um tiro a alguma distancia. Logo em seguida um patear rapido, cujo ruido, similhante ao de um esquadrão de cavallaria, ia augmentando successivamente, annunciava que as girafas vinham em debandada, como Li tinha previsto. Vinham direitas a elle pelo seu carreiro costumado sem suspeitarem sequer a presença de um inimigo que se achava a sotavento.

Eram verdadeiramente soberbas aquellas girafas com as ventas no ar, as cabecinhas sobresaltadas, as linguas caidas. Mas Li nem sequer se inquietava em observal-as. Tinha judiciosamente escolhido o seu posto junto de uma garganta do cami-