Página:A Estrella do Sul.pdf/233

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

227


dos pelas extremidades uns aos outros, que traziam a agua do rio; caminhos largos e bem batidos; finalmente um certo ar geral de prosperidade; depois, sobre as collinas que limitavam o horizonte, cabanas brancas em forma de colmeias, dando abrigo a uma população muito espalhada.

Mas não obstante percebia-se estar ainda no limite do deserto, ainda que não fosse senão pelo numero extraordinario de animaes bravios, tanto ruminantes como de outras especies, que povoavam aquella planicie. Aqui e alem obscureciam o ar bandos innumeraveis de volateis, de todos os tamanhos e especies. Viam-se companhias de antilopes ou de gazellas que atravessavam o caminho; por vezes um hippopotamo monstruoso elevava a cabeça acima da agua do rio, roncava ruidosamente e tornava a mergulhar com um estrepito similhante ao de uma cataracta.

Cypriano ía enlevado n'este espectaculo, e não previa de certo o que o esperava ao dobrar uma das saliencias da collina que ía seguindo com o seu companheiro.

Era nem mais nem menos do que Annibal Pantalacci, sempre a cavallo, e perseguindo á redea solta o proprio Matakit. De um ao outro havia quando muito a distancia de uma milha, mas havia pelo menos quatro milhas entre elles e Cypriano.

Debaixo d'aquelle sol brilhante, cujos raios caíam a prumo, n'aquella planicie despida e inundada por uma luz deslumbrante, atravez d'aquella atmosphera varrida por uma violenta brisa de leste que soprava na occasião, não podia haver a menor duvida a tal respeito.

O engenheiro e o china ficaram tão contentes com aquella descoberta, que o seu primeiro movimento foi festejal-a com uma verdadeira fantasia arabe. Cypriano deu um viva alegre, Li exclamou Hugh! com a mesma significação. Depois metteram as girafas a trote rasgado.