Página:A Estrella do Sul.pdf/236

Wikisource, a biblioteca livre
230
VIAGENS MARAVILHOSAS

minuido consideravelmente de velocidade. D'ahi a nada estava Pantalacci a trezentos pés do cafre.

Mas n'esse momento Matakit alcançava finalmente a orla do matagal; depois desapparecia por elle dentro. De repente, e ao mesmo tempo Annibal Pantalacci, violentamente sacudido da sella, rolava pelo chão ao passo que o cavallo deitava a fugir pelos campos fóra.

— Safa-se o Matakit! exclamou Li.

— Sim, mas o patife do Pantalacci é nosso! respondeu Cypriano.

E ambos apertaram ainda mais a andadura das girafas.

Meia hora depois tinham atravessado quasi completamente o campo de milho, e estavam apenas a quinhentos passos do sitio onde o napolitano acabava de cair. A questão para elles agora era saber se Annibal Pantalacci tinha conseguido levantar-se e metter-se ao macisso dos lentiscos, ou se jazia por terra gravemente ferido,— talvez morto!

O miseravel ainda lá estava. A cem passos d'elle Cypriano e Li pararam.

Eis o que tinha acontecido.

O napolitano, todo entregue ao ardor da perseguição, não vira uma rede gigantesca, estendida pelos cafres para apanhar as aves que fazem guerra incessante ás sementeiras. E era n'essa rede que Annibal Pantalacci se fora enrodilhar.

E não era uma rede de pequenas dimensões! Aquella tinha pelo menos cincoenta metros por lado e cobria já alguns milheiros de aves de todas as especies, tamanhos e plumagem, e entre outras uma meia duzia d'esses enormes gypaétos, cujas azas abertas têem metro e meio de extensão, e que não desprezam as regiões da Africa austral.

Como era natural a quéda do napolitano no meio d'aquelle mundo de volateis foi causar uma grande algazarra.