Página:A Estrella do Sul.pdf/240

Wikisource, a biblioteca livre
234
VIAGENS MARAVILHOSAS

momento em que ficaram com as azas livres, começavam a manobrar conjunctamente de um modo formidavel. Todos aquelles remos aerios reunidos, todos aquelles musculos peitoraes, cujos movimentos eram simultaneos, auxiliados pela furia do furacão, constituiam uma potencia tão colossal que para ella cem kilogrammas de peso eram como uma penna.

Por esta forma a rede dobrada, envolvida e enrodilhada sobre si mesma, pôde ser actuada pelo vento, o qual a levantou subitamente a vinte e cinco ou trinta metros do chão, levando Annibal Pantalacci preso pelas mãos e pelos pés.

Cypriano chegava n'aquella occasião, e só pôde assistir áquelle rapto do seu inimigo para a região das nuvens.

N'aquelle momento o bando emplumado dos gypaétos, cansado por aquelle primeiro esforço, tendia visivelmente a cair, descrevendo longa parabola. Em tres segundos chegou á orla dos lentiscos e figueiras da India, que se estendiam ao poente dos campos de milho. Depois passando a rastejar por cima da copa das arvores, a tres ou quatro metros do chão, tornou a levantar-se ao ar.

Cypriano e Li contemplavam com terror o desgraçado suspenso d'aquella rede, que d'esta vez foi levada a uma altura de mais de cento e cincoenta pés, graças ao prodigioso esforço dos gigantescos volateis, ajudados pela tormenta.

Subito rebentaram algumas malhas com o peso do napolitano. Viram-n'o um instante suspenso pelas mãos e tentar segurar-se de novo nas cordas de rede... las as mãos abriram-se, Pantalacci deixou de segurar-se, e caindo como uma massa despedaçou-se no chão.

A rede, libertada d'aquelle peso, deu um ultimo salto no espaço e soltou-se algumas milhas mais longe, emquanto os gypaétos se dirigiam para as elevadas zonas do espaço.

Quando Cypriano correu até junto do seu inimigo para lhe