Página:A Estrella do Sul.pdf/242

Wikisource, a biblioteca livre
236
VIAGENS MARAVILHOSAS

sua parte superior, teria mais probabilidades de poder observar todo o territorio adjacente n'um só golpe de vista e por conseguinte tomar uma decisão.

Novamente se pozeram os dois a caminho a fim de tornear o lago. A ausencia de qualquer vereda ou carreiro tornava esta operação muito difficil, principalmente por serem algumas vezes obrigados a levar as girafas pela redea. D'esta forma gastavam mais de tres horas a percorrer a distancia de sete a oito kilometros em direitura.

Finalmente quando, depois de tornear o lago, chegaram ao ponto approximadamente opposto àquelle d'onde tinham partido na margem opposta, era quasi noite. Prostrados de cansaço, decidiram acampar n'aquelle sitio. Mas, com os poucos recursos de que dispunham, aquella installação não podia ser muito commoda. Entretanto Li tratou de todos os arranjos com o zelo habitual; e tendo-os concluido foi ter com o patrão:

— Paesinho, disse-lhe elle com voz carinhosa e consoladora, vejo-o muito cansado! As nossas provisões estão quasi acabadas. Deixe-me ir procurar alguma aldeia, onde de certo me não recusarão alguma cousa que lhe possa servir.

— Queres deixar-me, Li? exclamou logo Cypriano.

— Assim é preciso, paesinho! respondeu o china. Levo uma das girafas e dirijo-me para o norte!... A capital d'essa Tonaia, de quem Lopépe nos fallou, não deve agora estar muito longe, e eu farei com que o senhor seja bem recebido por elle. Depois, voltaremos para Griqualand, onde o senhor não terá mais que receiar d'aquelles tres patifes, que já succumbiram todos n'esta expedição.

O joven engenheiro reflectiu na proposta do dedicado china. Por um lado via que, se o cafre tinha de ser apanhado, havia de sel-o principalmente n'aquella região onde na vespera tinha sido descoberto, e portanto convinha não a abandonar. Por