Página:A Estrella do Sul.pdf/244

Wikisource, a biblioteca livre
238
VIAGENS MARAVILHOSAS

lina, em cuja base tinha parado. D'aquella fórma poderia explorar com a vista maior extensão de terreno e descobrir talvez com o oculo algum vestigio de Matakit. Mas para fazer isso era indispensavel separar-se da girafa, pois que ainda nenhum naturalista classificou aquelles quadrupedes na familia dos trepadores.

Cypriano começou, pois, por lhe tirar a cabeçada fabricada com tanto artificio por Li, depois prendeu por uma perna o animal a uma arvore, em volta da qual havia herva basta e forte, deixando-lhe bastante comprimento de corda para ella poder pastar á vontade. E realmente, sommando-se o comprimento da corda ao do pescoço, o raio de acção do gracioso animal não deixava de ser bastante extenso.

Terminados aquelles preparativos, Cypriano poz aos hombros a espingarda e a manta, e, despedindo-se da girafa com uma pancadinha no lombo, começou a ascensão da montanha.

Aquella ascensão foi longa e custosa. Passou-se todo o dia a trepar encostas abruptas, a tornear rochas ou picos inacessiveis, a começar por léste ou pelo sul uma tentativa encetada sem resultado por oeste ou pelo norte.

Quando chegou a noite ainda Cypriano estava a meia-encosta, e teve de deixar para o dia seguinte a continuação da subida.

No dia seguinte poz-se novamente a caminho, depois de olhar bem e certificar-se que Li ainda não tinha chegado ao acampamento. Finalmente pelas onze horas da manhã chegou ao cume da montanha.

Mas ahi esperava-o cruel decepção. O céu cobrira-se de nuvens. Espesso nevoeiro fluctuava sobre as encostas inferiores. Debalde Cypriano tentou rasgar com a vista aquella cortina para sondar os valles vizinhos. Toda a região desapparecia sob aquelle amontoamento de vapores informes, que nada deixavam distinguir abaixo d'elles.