Página:A Estrella do Sul.pdf/262

Wikisource, a biblioteca livre
256

tanto tempo suspeitára, e no fundo dos quaes a natureza avara pôde enthesourar e crystallisar em monte essas gemmas preciosas que, nos jazigos mais favorecidos, ella apenas cede ao homem em bocados isolados e fragmentados. Houve um instante em que teve a tentação de duvidar da realidade do que tinha diante dos olhos; mas bastou-lhe, ao passar junto de um enorme banco de crystal, esfregal-o com a pedra do annel que trazia no dedo para verificar que esse crystal resistia a ser riscado.

Não havia pois a menor duvida; eram com certeza diamantes, rubis, saphiras, o que essa immensa crypta encerrava, e em massas tão prodigiosas que o seu valor, fazendo a conta pelo preço que os homens dão a estas substancias mineraes, devia escapar a todo e qualquer calculo.

Só os numeros astronomicos poderiam servir para dar uma apreciação, aliás difficil de fazer, d'esses valores. Effectivamente estavam ali enterrados debaixo do chão, ignorados e improductivos, trilliões e quatrilliões de milhões!

Conhecia Tonaia a importancia da prodigiosa riqueza que tinha assim á sua disposição? É pouco provavel, porque o proprio Pharamundo Barthés, pouco sabedor d'estes assumptos, tambem não parecia suspeitar um só instante que aquelles maravilhosos crystaes fossem pedras finas. Provavelmente o rei preto julgava-se apenas senhor e guarda de uma gruta particularmente curiosa, cujo segredo lhe não era permittido transmittir em virtude de um oraculo ou de outra qualquer superstição tradicional.

Cypriano julgou ver esta opinião confirmada ao observar d'ahi a pouco grande numero do ossos humanos, amontoados de vez em quando em certos recantos da caverna. Serviria ella de logar de sepultura para a tribu, ou então — hypothese mais horrivel e comtudo verosimil, — teria ella servido ou serviria