Página:A Estrella do Sul.pdf/267

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

261


taria para o serviço do joven engenheiro, quando este tivesse a certeza de que não havia perigo. E esta precaução não foi inutil, como veremos.

No dia seguinte Pharamundo Barthés, Cypriano, Li e Matakit voltavam para o Griqualand, acompanhados de boa escolta. Mas agora já não havia illusões possiveis! A Estrella do Sul estava irremediavelmente perdida, e mister Watkins não poderia de certo mandal-a brilhar na Torre de Londres no meio das mais formosas joias de Inglaterra!


CAPITULO XX


A VOLTA


Nunca John Watkins tinha andado de tão mau humor como depois da partida dos quatro pretendentes em perseguição de Matakit. Cada dia, cada semana que passava, pareciam dar-lhe um novo mau modo á proporção que diminuiam as probabilidades que elle julgava ter de tornar e alcançar o precioso diamante. E depois faltavam-lhe os seus habituaes companheiros de mesa, James Hilton, Friedel, Annibal Pantalacci, o proprio Cypriano, que elle estava acostumado a ver com assiduidade em sua casa. Vingava-se na bilha do gin, e deve dizer-se que os supplementos alcoolicos, que ía mettendo no estomago, não faziam de modo algum suavisar o seu genio!

Alem d'isso havia toda a rasão na granja para estarem com cuidado pela sorte do pessoal da expedição. Effectivamente Bardik, que fora capturado por uma guerrilha de cafres (como os seus companheiros tinham com rasão supposto), conseguira