Página:A Estrella do Sul.pdf/269

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

263


— Sou só eu, miss Watkins! respondeu uma voz que a fez estremecer, a voz de Cypriano.

E era com effeito elle que voltava, pallido, magro, queimado do sol, com a barba muito comprida como d'antes não usava, com o fato gasto pelas longas marchas, mas sempre alegre, sempre lhano, com a bôca e os olhos risonhos.

Alice levantára-se dando um gesto de espanto e de alegria.

Com uma das mãos procurava conter as palpitações apressadas do coração; depois estendeu a outra ao joven engenheiro, que a apertava nas suas, quando mister Watkins, saindo da modorra em que estava, abriu os olhos e perguntou o que havia de novo.

O rendeiro levou dois ou tres minutos a perceber a situação. Mas, apenas lhe appareceu um clarão de intelligencia, escapou-lhe este grito, grito do coração.

— E o diamante ?

O diamante, ai! o diamante não voltava !

Cypriano contou então rapidamente as diversas peripecias da expedição. Narrou a morte de Friedel, a de Annibal Pantalacci, e a de James Hilton, a perseguição de Matakit e o captiveiro d'elle por Tonaia, — não fallando porém no seu regresso ao Griqualand, — e fez saber os motivos da certeza, que elle trazia, da plena innocencia do moço cafre. Não se esqueceu de prestar homenagem á dedicação de Bardik e de Li, á amisade de Pharamundo Barthés, de recordar tudo quanto devia ao valente caçador e como é que, graças a elle, tinha podido regressar com os dois creados de uma viagem tão mortifera para os seus outros companheiros. Commovido com a narrativa d'aquelles tragicos acontecimentos, lançou voluntariamente um véu sobre os erros e pensamentos criminosos dos seus rivaes, não querendo ver n'elles senão as victimas de uma empreza tentada em commum. De tudo o que tinha acontecido apenas reser-