Página:A Estrella do Sul.pdf/276

Wikisource, a biblioteca livre
270
VIAGENS MARAVILHOSAS

tar para casa, onde o esperava um masso de cartas de França, postas com todo o cuidado por miss Watkins sobre a sua mesa de trabalho.

Aquellas cartas, como acontece depois de uma longa ausencia, mal se atrevia a abril-as. Se ellas lhe fossem dar a noticia de alguma desgraça!... O pae, a mãe, a sua irmãsinha Joanna!... Tantas cousas podiam ter acontecido n'aquelles tres mezes !...

O joven engenheiro, depois de verificar por uma rapida leitura que aquellas cartas só lhe faziam saber motivos de satisfação e de alegria, deu um profundo suspiro de allivio. Todos os seus tinham saude. Do ministerio mandavam lhe os mais animadores elogios a respeito da sua bella theoria das formações adamantinas. Podia demorar-se mais um semestre no Griqualand, se assim o julgasse util para a sciencia. Tudo corria portanto bem, e Cypriano adormeceu n'aquella noite com o coração tão leve como ha muito o não sentia.

Passou a manhã do dia seguinte a visitar os seus amigos, especialmente Thomaz Steel, que effectivamente tinha feito excellentes achados no claim que pertencia aos dois em commum. O bom do Lancashireman nem por isso deixou de receber o seu socio com a maior cordialidade. Cypriano combinou com elle que Bardik e Li voltassem para o trabalho como d'antes. Se fossem felizes na exploração, reservava-se elle o conceder-lhes uma parte de modo a arranjarem bem depressa um pequeno capital.

Emquanto a si estava bem resolvido a não tentar outra vez a fortuna na mina, que sempre lhe fora tão desfavoravel, e seguindo o desejo de Alice decidiu tornar a tentar mais uma vez as suas indagações chimicas.

A conversa que tinha tido com a donzella não fizera mais do que confirmar as suas proprias reflexões. Havia muito que