Página:A Estrella do Sul.pdf/277

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

271


elle pensava que o verdadeiro caminho para elle não era nem o trabalho do operario nem as expedições aventureiras. Muito leal e muito fiel à sua palavra para pensar um instante sequer em abusar da confiança de Tonaia, e aproveitar-se do conhecimento que agora tinha de uma immensa caverna cheia de formações crystallinas, achou n'aquella certeza experimental uma preciosissima confirmação de sua theoria sobre as gemmas, a qual lhe dava novo ardor para as suas investigações.

Naturalmente Cypriano voltou á sua antiga vida de laboratorio, mas não quiz abandonar o caminho que já lhe tinha dado bons resultados, e por isso decidiu-se a começar de novo as suas primeiras investigações. E para isso tinha elle um motivo e dos mais serios, como se pode avaliar.

Effectivamente desde que o diamante artificial fora julgado irremediavelmente perdido, mister Watkins, que tinha tido a idéa de consentir no casamento de Cypriano com Alice, já não fallava em similhante cousa. Ora se o joven engenheiro conseguisse fazer uma outra gemma de valor extraordinario, que se contasse por muitos milhões, era provavel que o fazendeiro voltasse talvez ás suas idéas anteriores.

D'ahi a resolução de pôr mãos á obra sem demora, e Cypriano não a escondeu dos mineiros do Vandergaart-Kopje, ou pelo menos não a escondeu quanto devia.

Depois de ter arranjado um novo tubo de grande resistencia, continuou portanto os trabalhos nas mesmas condições.

— E comtudo, dizia elle a Alice, o que me falta para obter o carbonio crystallisado, isto é o diamante, é apenas um dissolvente proprio que pela evaporação ou pelo arrefecimento deixe crystallisar o carbonio. Para a alumina achou-se esse dissolvente no sulfureto de carbonio. Trata-se portanto de achar por analogia um que sirva para o carbonio, ou mesmo para os corpos similares, como o boro e a silica.