Página:A Estrella do Sul.pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre
22
VIAGENS MARAVILHOSAS

vallos. Apenas algumas latas de conserva alimenticias, que já deram a volta ao mundo umas poucas de vezes, e que se pagam a peso de ouro !

Segue-se que o gado, para se poder sustentar, larga-se na planicie, onde fica reduzido a procurar algumas moitas de herva por detraz das pedras. Depois, quando se trata de partir, é uma difficuldade para o juntar, e perde-se um tempo immenso.

E que solavancos dá o churrião primitivo por aquelles caminhos ainda mais primitivos ! Os assentos são simplesmente as tampas dos caixões de madeira, que se aproveitam para metter as bagagens miudas, e sobre os quaes faz o papel de martello-pilão o desgraçado que ali vae durante uma interminavel semana. É impossivel ler, dormir ou conversar sequer ! Em compensação a maior parte dos passageiros fumam de noite e de dia como chaminės de fabricas, bebem a ponto de se não poder respirar ao pé d'elles, e escarram á proporção.

Cypriano Méré achava-se, pois, no meio de uma boa representação d'essa população fluctuante que acode de todos os pontos do globo logo que se descobrem quaesquer jazigos de ouro ou de diamantes. Havia um napolitano alto, todo desarcado, com grandes melenas pretas, cara de pergaminho e olhos de poucos amigos, que declarava chamar-se Annibal Pantalacci, — um judeu portuguez, chamado Nathan, contraste de diamantes, que ia muito quieto no seu cantinho e olhava para a humanidade como philosopho, — um mineiro do Lancashire, Thomaz Steel, um latagão com barba ruiva e quadris vigorosos que tinha desertado do carvão de pedra para vir tentar fortuna no Griqualand, — um allemão, herr Friedel, que fallava como um oraculo e já sabia tudo quanto respeita á exploração diamantina sem nunca ter encontrado um só diamante na sua ganga, um Yankee de beiços delgados, que só couversava com'a borracha de couro, e que provavelmente vinha abrir nas con-