Página:A Estrella do Sul.pdf/284

Wikisource, a biblioteca livre
278
VIAGENS MARAVILHOSAS

primeira experiencia do joven engenheiro; repetiam-se agora com mais acrimonia, maior violencia ainda. Os mineiros faziam conciliabulos, que causavam receios de alguma cousa séria contra os trabalhos de Cypriano. Mas elle nada se importava com isso, pois que estava resolvido a levar a experiencia ao fim, dissessem ou fizessem fosse o que fosse. Não! Não recuaria diante da opinião publica, e da sua descoberta nada conservaria secreto, pois que ella havia de aproveitar a todos.

Mas, se o engenheiro proseguia no seu trabalho, sem a menor hesitação ou receio, miss Watkins, que estava ao facto de tudo quanto se passava, começou a tremer por elle. Reprehendia-se por ter induzido Cypriano a continuar n'aquelle caminho. Contar com a policia do Griqualand para o proteger era contar com uma protecção pouco efficaz. Depressa se faz uma partida grossa, e, antes que alguem interviesse, podia Cypriano pagar com a vida o prejuizo que os seus trabalhos ameaçavam fazer aos mineiros da Africa Austral.

Alice andava portanto muito desassocegada, e não pôde deixar de manifestar a sua inquietação ao joven engenheiro. Este tranquillisava-a como podia, agrade cendo-lhe sempre as suas intenções. N'aquelle interesse da donzella via elle a prova de um sentimento mais terno, que demais já não era entre elles um segredo.

Ainda que não fosse senão por este motivo Cypriano applaudia-se de que a sua tentativa provocasse da parte de miss Watkins uma expansão mais intima... e continuava com energia no seu trabalho.

— O que faço, menina Alice, é para nós ambos! dizia-lhe elle muitas vezes.

Mas miss Watkins, observando o que se dizia nos claims, vivia em sustos continuados.

E não era sem rasão. Elevava-se contra Cypriano um tolle,