Página:A Estrella do Sul.pdf/291

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

285


Estava estupefacto!

— Recordo-me muito bem de ter visto o pedaço de barro na mão do cafre, quando foi o desabamento, observou então um dos homens quando a hilaridade se acalmou um pouco. E até o apertava tanto entre os dedos crispados que se desistiu de lh'o tirar!

— Pois está claro! Não pode haver a menor duvida! respondeu outro. É lá possivel fazer diamantes! Na verdade fomos bem tolos em acreditar em similhante asneira!... Seria o mesmo que fazer uma estrella!

E pozeram-se outra vez todos a rir.

Cypriano com certeza soffria mais com aquella alegria dos sujeitos do que tinha soffrido com a sua brutalidade.

Finalmente os dois homens fizeram um breve conselho em voz baixa, e um d'elles tomando a palavra disse:

— Somos de opinião que se deve suspender a execução da sentença pronunciada contra si, Cypriano Méré! Vae ficar livre! Mas lembre-se de que a sentença permanece suspensa sobre a sua cabeça! Ao menor signal, á mais pequena palavra para informar a policia, será ferido sem piedade!... Para bom entendedor meia palavra basta!

Disse, e dirigiu-se para a porta seguido pelos companheiros.

O quarto ficou mergulhado na obscuridade. Cypriano poderia imaginar que tinha sido apenas victima de um pesadello. Mas os soluços de Matakit, que estava estirado no chão e chorava ruidosamente com a cabeça entre as mãos, não lhe deixaram pensar que não fosse realidade tudo quanto tinha succedido.

De modo que era verdade que acabava de escapar á morte, mas á custa da maior das humilhações! Elle, engenheiro de minas, elle, alumno da escola polytechnica, chimico distincto,