Página:A Estrella do Sul.pdf/292

Wikisource, a biblioteca livre
286
VIAGENS MARAVILHOSAS

geologo já celebre, tinha-se deixado enganar pelo grosseiro ardil de um miseravel cafre! Ou antes era á sua propria vaidade, á sua ridicula presumpção que elle devia aquelle engano sem qualificação! Tinha levado a cegueira ao ponto de achar uma theoria para a sua formação crystallina!...

Não se podia ser mais ridiculo!... Pois não pertence só á natureza, ajudada pelo tempo, o levar a cabo taes obras ?... E comtudo quem se não teria enganado com aquella apparencia? Elle esperava o bom resultado, tinha tudo preparado para o alcançar, e devia logicamente suppor que o tinha obtido! Até as dimensões anormaes do diamante contribuiam para sustentar aquella illusão!... O proprio Despretz a teria tido!... Não estão a acontecer todos os dias equivocos d'estes?... Não se veem numismatas dos mais experientes acceitar como verdadeiras medalhas falsas?

Cypriano procurava animar-se com aquelles pensamentos. Mas de repente teve uma idéa que o gelou:

E a minha memoria para a Academia!... Oxalá que aquelles tratantes lhe não tenham deitado as mãos !»

Accendeu uma véla. Não; graças ao céu a memoria ainda ali estava! Ninguem a tinha visto! Só respirou descansado depois de a queimar.

Entretanto a afflicção de Matakit era tão grande que foi preciso decidir-se a socegal-o. Não foi difficil. Ás primeiras palavras do paesinho, o pobre rapaz pareceu voltar á vida. Mas Cypriano, affirmando-lhe que não lhe queria mal e lhe perdoava de bom grado, fel-o comtudo com a condição de que não tornaria a fazer outra.

Matakit assim o prometteu em nome do que havia de mais sagrado, e, tendo-se deitado o seu patrão, fez o mesmo.

E assim acabou aquella scena, que ameaçára terminar em tragedia!