Página:A Estrella do Sul.pdf/299

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

293


tas á sala e atirou-se por fim pela janella, que era ao nivel do chão.

— Pae, dizia Alice afflicta com aquelle novo delicto do seu favorito, socegue, peço-lhe! Ouça-me !... Olhe que lhe faz mal.

Mas o furor de mister Watkins chegára ao auge. Aquella fuga do abestruz tinha acabado de o desesperar.

— Não! dizia elle com voz soffocada, é demais!... Vou dar cabo d'elle! Não hei de renunciar assim ao titulo mais importante das minhas propriedades! Com uma bala vou sujeitar o ladrão! Palavra! Aposto que hei de tornar a apanhar o pergaminho.

Alice foi atraz d'elle toda chorosa.

— Peço-lhe que perdoe ao animal! disse ella. Então esse papel é tão importante? Não se póde arranjar outra copia ? Quer dar-me o desgosto de matar diante de mim o pobre Dadá por uma falta tão leve?

Mas John Watkins não dava ouvidos a cousa alguma; estava olhando para todos os lados a procurar a sua victima.

Descobriu-a por fim no momento em que se ía refugiando do lado da cabana occupada por Cypriano Méré. Immediamente metteu a espingarda á cara, mas Dadá, como se adivinhasse o tenebroso projecto que se tramava contra si, apenas viu aquelle movimento, apressou-se a pôr-se ao abrigo da casa.

— Espera!... Espera, que já te vou agarrar, maldito animal! gritou John Watkins dirigindo-se para elle.

E Alice, cada vez mais afflicta, não deixou de o seguir para tentar um ultimo esforço.

D'esta forma chegaram ambos junto á casa do engenheiro e rodearam-n'a. Nem meio abestruz! Dadá tornára-se invisivel. Ora era impossivel que elle tivesse já descido o outeirinho,