Página:A Estrella do Sul.pdf/307

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

301


tinha quasi a certeza de que essa idéa ía nascer por si mesma no espirito do fazendeiro.

Comtudo John Watkins não disse cousa nenhuma d'essas, e, fazendo signal á filha para que o seguisse, saíu da cabana e dirigiu-se a sua casa.

Escusado é dizer que alguns instantes depois Matakit recuperava a liberdade. Mas fora por um triz que o pobre diabo tinha deixado de pagar com a vida a gulosice do Dadá, e com verdade se podia dizer que tinha escapado de boa!

CAPITULO XXIII


A ESTATUA DO COMMENDADOR


O feliz John Watkins, que era agora o fazendeiro mais rico do Griqualand, tendo dado um primeiro banquete para festejar o nascimento da Estrella do Sul, não podia deixar de dar agora outro para festejar a sua resurreição. Mais d'esta vez podiam estar descansados que haviam de se tomar todas as precauções para que a pedra não tornasse a desapparecer, — e o Dadá não foi convidado para a festa.

Ora na tarde do dia seguinte deu-se o festim com todo o esplendor.

Desde alta manhã John Watkins tinha mandado correr o pregão da convocação pelos seus convivas habituaes, encommendára aos marchantes do districto peças de carne, que bastariam para dar de comer a uma companhia de infanteria, e reunira na despensa todas as victualhas, latas de conservas, e