Página:A Estrella do Sul.pdf/312

Wikisource, a biblioteca livre
306
VIAGENS MARAVILHOSAS

governador e registada ante-honter em Victoria, pela qual se mostra ter havido até hoje um erro introduzido em todas as plantas do Griqualand. Este erro foi commettido pelos geometras que ha dez annos foram encarregados de levantar a carta do districto, os quaes, na determinação que fizeram do norte verdadeiro, não levaram em conta a declinação magnetica, e d'ahi resultou estarem erradas todas as cartas e plantas deduzidas dos trabalhos d'elles. Ora em virtude da rectificação que n'estes ultimos dias acaba de ser feita, acontece que entre outras cousas o vigesimo quinto grau de longitude andou no nosso parallelo tres milhas mais para o occidente... Esta rectificação, que é hoje official, dá-me portanto a posse do Kopje que lhe tinha cabido na partilha anterior, — porque, segundo a opinião de todos os jurisconsultos e do proprio chief-justice, a letra da sentença de modo algum perdeu ainda a sua força! Era isto o que eu lhe vinha dizer, John Watkins !

O fazendeiro, ou porque não comprehendesse bem o que acabava de ouvir a Jacobus Vandergaart, ou porque preferisse recusar systematicameute comprehender, tentou ainda responder ao velho lapidario dando uma gargalhada de desprezo.

Mas d'esta vez o riso era forçado e não encontrou echo nas pessoas que estavam à mesa.

Todas as testemunhas d'aquella scena, estupefactas, tinham os olhos fixos em Jacobus Vandergaart, e pareciam vivamente impressionadas com a gravidade, firmeza de palavras e certeza inabalavel que toda a pessoa d'elle respirava.

O corretor Nathan foi o primeiro que interpretou o sentimento geral.

Voltou-se para John Watkins e disse-lhe:

— O que o senhor Vandergaart diz nada tem de absurdo á