Página:A Estrella do Sul.pdf/316

Wikisource, a biblioteca livre
310
VIAGENS MARAVILHOSAS

vez que se não mostrava surprehendida com o passo dado pelo joven, estava calada junto ao pae.

O desgraçado fazendeiro John Watkins, ainda acabrunhado pelo golpe fatal que acabava de o ferir, tinha erguido a cabeça.

Effectivamente conhecia bastante Cypriano para saber que, dando-lhe a filha, tornava certos o futuro e a felicidade d'ella; mas não queria ainda, nem mesmo por um signal, indicar que já não via objecção alguma a oppor á idéa do casamento.

Cypriano, já confuso pelo procedimento publico a que fora levado pelo ardor dos seus sentimentos, reconhecia tambem quanto elle tinha sido insolito, e começava a censurar-se a si proprio por não ter moderado mais os impulsos do seu amor.

Mas no meio d'este enleio commum e facil de comprehender Jacobus Vandergaart deu um passo para o fazendeiro e disse-lhe:

— John Watkins, não quero abusar da minha victoria, nem sou dos que gostam de calcar aos pés o inimigo vencido! Reivindiquei o meu direito porque todo o homem tem obrigação de o fazer sempre! Mas, por experiencia propria, sei que é verdade o que o meu advogado repetia, a saber, que o direito rigoroso está por vezes muito proximo da injustiça, e eu não desejo que os innocentes soffram a consequencia de erros que não commetteram!...

Depois continuou:

— Demais, sou só no mundo e já bem proximo do tumulo! De que me serviriam tantas riquezas se não podesse repartil-as?... John Watkins, se consente em unir estas duas creanças, peço-lhes que acceitem como dote essa Estrella do Sul, que para mim serviria de nada!... Comprometto-me alem