Página:A Estrella do Sul.pdf/317

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

311


d'isso a fazel-os meus herdeiros, remediando assim, quanto é possivel, o mal involuntario que causo a sua encantadora filha!

A estas palavras houve entre os espectadores o que nas actas das sessões parlamentares se chama «um vivo movimento de interesse e sympathia». Todos os olhares se dirigiram para John Watkins.

Este, sentindo os olhos humedecidos repentinamente, cobria-os com mão trémula.

— Jacobus Vandergaart!... exclamou elle por fim, não podendo mais conter os sentimentos tumultuosos que o agitavam. Sim!... O senhor é um homem de bom coração, e vinga-se nobremente do mal que lhe causei fazendo a felicidade d'estas duas creanças!

Nem Alice nem Cypriano podiam responder, pelo menos em voz alta, mas os seus olhos respondiam por elles com eloquencia.

O velho estendeu a mão ao adversario e mister Watkins agarrou-a com ardor.

Os olhos de todos os circumstantes estavam humidos, mesmo os de um velho constable de cabellos grisalhos, que parecia comtudo tão resequido como uma bolacha de embarque do almirantado.

John Watkins esse estava realmente transfigurado. A sua physionomia era agora tão benevola, tão suave quanto ha pouco era dura e má.

Emquanto a Jacobus Vandergaart o seu rosto tinha tomado novamente a expressão, que lhe era habitual, da mais serena bondade.

Esqueçamos tudo, exclamou elle, e bebamos á saude d'estas creanças, — se o senhor official do sherif da licença, — com o vinho que elle arrestou!