Página:A Estrella do Sul.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
26
VIAGENS MARAVILHOSAS

E os passageiros desatavam ás gargalhadas. E redobrava a galhofa, porque os boers gastavam sempre algum tempo para perceber o que o napolitano dizia, e depois, de repente, atiravam uma grande risada, que vinha com atrazo de dois ou tres minutos.

Por fim Cypriano irritou-se com esta embirração de fazerem do pobre Li alvo constante de motejos, e disse a Pantalacci que o seu procedimento não era generoso. O outro ia talvez responder uma insolencia, mas uma palavrinha de Thomaz Steel fez-lhe calar o bico.

— Não ! palavra que não é decente estar a tratar assim este pobre diabo, que nem sequer entende o que o senhor diz! acrescentou o excellente rapaz, arrependendo-se já de se ter rido com os outros.

Ficou a cousa assim. Mas alguns instantes depois Cypriano admirou-se ao ver o olhar fino e levemente ironico, que o china lhe deitava, — olhar em que havia o verdadeiro cunho do reconhecimento. Veiu-lhe então á idéa que talvez Li soubesse mais inglez do que queria deixar parecer.

Debalde, porém, na paragem immediata tentou Cypriano travar conversa com elle. O china conservou-se impassivel e mudo. Desde então o joven engenheiro começou a scismar no que seria aquella creatura exquisita, que se lhe figurava um enygma proposto à decifração ; e por isso punha-se muitas vezes a estudar com attenção aquelle rosto amarello e sem pellos, aquella bôca que parecia ter sido feita por uma espadeirada, e que mostrava uns dentes muito brancos, o narizinho curto e de ventas abertas, a testa larga, os olhos obliquos e quasi sempre baixos como para abafar uma irradiação maliciosa.

Qual seria a idade de Li? Quinze annos ou sessenta ? Era impossivel dizel-o. Se por um lado os dentes, o olhar, e os cabellos, côr de ferrugem de chaminė, podiam fazer suppor que o