Página:A Estrella do Sul.pdf/322

Wikisource, a biblioteca livre
316
VIAGENS MARAVILHOSAS

— O que é singular, disse elle no meio do espanto geral, não é que a pedra tenha rebentado n'estas condições, mas sim que esperasse até hoje para o fazer. Ordinariamente acontece isto mais cedo, pelo menos durante os dez primeiros dias depois de lapidadas; não é verdade, o que eu digo, senhor Vandergaart?

— É perfeitamente exacto, e é esta a primeira vez na minha vida que vejo rebentar um diamante tres mezes depois de lapidado! declarou o velho suspirando. Ora! estava escripto que a Estrella do Sul não seria para ninguem! acrescentou elle. E lembrar-se a gente que para evitar este desastre bastaria ter coberto a pedra com uma levissima camada de gordura...

— Sim? exclamou Cypriano com a satisfação de uma pessoa que acaba de resolver uma difficuldade. N'esse caso tudo se explica. A fragil estrella tinha sem duvida achado no papo do Dada essa camada protectora, e foi isso que a salvou até hoje! Na verdade seria melhor que tivesse rebentado ha quatro mezes, porque nos tinha poupado todo o caminho que percorremos á cata d'ella atravez de todo esse Transvaal.

N'aquelle momento viram que John Watkins, que parecia mal disposto, se agitava com violencia na cadeira.

— Como é que os senhores podem estar a fallar tão de leve a respeito de tão grande sinistro? disse elle por fim rubro de indignação. Palavra que estão todos ahi a conversar a respeito de cincoenta milhões que se desfizeram em fumo, como se se tratasse de um cigarro!

— Isto prova que somos philosophos! respondeu Cypriano. Em taes casos não ha remedio senão ser discreto, visto que a discrição é necessaria.

— Sejam philosophos á sua vontade! retrucou o fazendeiro, mas cincoenta milhões são cincoenta milhões e não se acham