Página:A Estrella do Sul.pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

31


migueiro humano. Depois voltou para New-Rush, onde bem de pressa se ouviu a sineta da mesa-redonda. Ahi teve durante toda a noite a satisfação de ouvir uns fallar de achados prodigiosos, de mineiros pobres como Job que tinham enriquecido de repente com um só diamante, ao passo que outros pelo contrario se lamentavam, a proposito do azar, da rapacidade dos corretores, da infidelidade dos cafres empregados nas minas, que roubavam as melhores pedras, e outros assumptos de conversação technica. Não se ouvia fallar senão em diamantes, karats, centenas de libras esterlinas.

Em geral toda aquella gente tinha uma apparencia bem miseravel, e por um ou outro digger feliz, que pedia em altos brados uma garrafa de Champagne para regar a sua boa sorte, viam-se vinte caras compridas, cujos donos macambusios apenas bebiam cerveja fraquinha.

De vez em quando circulava de mão em mão em roda da mesa uma pedra, á qual tomavam o peso, examinando-a e avaliando-a, e que por fim ia encafuar-se no cinto do seu possuidor. Aquelle caihau pardacento e baço, sem mais brilho do que um bocado de silex rolado n'uma torrente qualquer, era o diamante na sua ganga.

Á noite encheram-se os cafés, e em volta dos copos de gin e de brandy continuavam com mais calor as mesmas conversas e as mesmas discussões que tenham divertido o jantar.

Cypriano, esse deitou-se cedo na cama que lhe tinham destinado em uma barraca de lona proxima do hotel. Bem depressa adormeceu ao som de um baile ao ar livre que alguns mineiros cafres tinham organisado ali perto, e dos sons ruidosos de uma corneta de chaves que presidia em uma sala publica ás folganças choreographicas dos cavalheiros brancos.