Página:A Estrella do Sul.pdf/45

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

39


De alguns annos a esta parte a industria da creação dos abestruzes tem tido nas regiões do Cabo prodigioso desenvolvimento, e podemos com rasão admirar-nos de que ella ainda não esteja acclimada na Algeria, onde com certeza não seria menos productiva. Cada abestruz assim reduzido á escravidão dá ao seu dono, sem despeza alguma, um rendimento annual que varia entre duzentos e trezentos francos. Para comprehender isto deve saber-se que uma penna grande, quando é de boa qualidade, vende-se por sessenta francos e até por oitenta — preço corrente do commercio — e que as pennas medias e pequenas tem ainda um valor bastante grande.

Mas era unicamente para seu entretenimento pessoal que miss Watkins creava uma duzia d'essas grandes aves. Gostava de as ver chocar Os seus enormes ovos, ou correr com os abestruzos pequenos como fariam as gallinhas ou perús, quando ella lhes levava comida. Cypriano acompanhava-a algumas vezes, e gostava de fazer festas a um dos mais bonitos do bando, um certo abestruz de cabeça preta e olhos de ouro, exactamente aquelle amimado Dadá, que ha pouco engulira a bola de marfim de que Alice se servia para pontear as meias.

Entretanto e pouco a pouco Cypriano sentiu nascer em si um sentimento mais profundo e mais terno para com a joven. Pensava que nunca haveria de encontrar, para compartilhar a sua vida de trabalho e meditação, uma companheira de coração mais simples, de intelligencia mais viva, uma creatura mais amavel, mais completa em todo o sentido. Effectivamente miss Watkins, que perdêra a mãe muito cedo e fòra por isso obrigada a governar a casa paterna, era uma perfeita dona de casa e ao mesmo tempo uma verdadeira senhora. Era até esta mistura singular de perfeita distincção e de simplicidade attrahente que lhe dava tanto encanto. Sem ter as pretensões tolas de tantas jovens elegantes das cidades da Europa, não receiava