Página:A Estrella do Sul.pdf/48

Wikisource, a biblioteca livre
42
VIAGENS MARAVILHOSAS

tar de ler, de saber apreciar as obras primas de todas as litteraturas, e finalmente de ser muito festejada nas pequenas reuniões de sociedade que algumas vezes havia em casa dos ricos fazendeiros do districto.

E não se pense que n'essas reuniões fossem muito raras as mulheres distinctas. No Transvaal, como na America e na Australia e em todos os paizes novos onde os trabalhos materiaes de uma civilisação que se improvisa, absorvem a actividade dos homens, a cultura intellectual é muito mais do que na Europa o monopolio quasi exclusivo das mulheres. Por isso, no que diz respeito a instrucção geral e gosto artistico, são ellas as mais das vezes muito superiores aos maridos e aos filhos. A todos os viajantes tem acontecido, não sem algum pasmo d'elles, encontrar na mulher de um mineiro australiano, ou de um squaller do Far-West, um talento musical de primeira plana com serios conhecimentos litterarios ou scientificos. A filha de um trapeiro de Omaha ou de um salchicheiro de Melbourne córaria de pensar que póde ser inferior em instrucção, em maneiras elegantes, e em perfeições de todo o genero a uma princeza da velha Europa. No estado livre de Orange, onde a educação das meninas está ha muito tempo ao mesmo nivel que a dos rapazes, mas onde estes deixam muito cedo os bancos das escolas, aquelle contraste entre os dois sexos torna-se muito mais frisante que em qualquer outra parte. O homem é na familia o bread-winner, o ganha-pão; conserva com toda a sua rudeza nativa toda a que lhe é communicada pelo trabalho ao ar livre, pela vida de fadigas e perigos. Pelo contrario a mulher toma para seu dominio, alem dos deveres domesticos, o cultivo das artes e das letras, que o marido pouco aprecia.

E d'ahi vem que por vezes se encontra uma flor de belleza, de distincção e de encanto, desabrochando á beira do deserto ; tal era o caso da filha do fazendeiro John Watkins.